top of page
Buscar
Foto do escritorLuxe Travel News

Não é só o mar azul-turquesa: naufrágio e máfia fazem a fama de praia grega.

Atualizado: 15 de out.

Fonte: UOL

| Praia de Navagio, também conhecida como "Praia do Naufrágio", na Grécia

Imagem: moorpheus/Creative Commons.

Linda e isolada, a Praia de Navagio ou "Praia do Naufrágio" na pequena ilha grega de Zaquintos possui um outro peculiar atrativo: a carcaça de um navio naufragado em outubro de 1980 com um passado intrigante.


Como se não bastasse suas areias claras e fininhas e as águas do Mar Jônico de um azul cristal poderoso geralmente em torno de 19ºC a 20ºC, os destroços do MV Panagiotis dão as boas vindas aos visitantes em meio a enormes paredões rochosos que já renderam a ela o título de uma das 50 praias mais lindas do mundo.


Imagem: dronepicr/Creative Commons.


Segundo as autoridades de turismo da Grécia, o dono do Panagiotis era Haris Kompotheklas, conhecido contrabandista que utilizava a embarcação para levar cigarros de portos na antiga Iugoslávia (composta pelos atuais territórios da Bósnia e Herzegovina, Croácia, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte, Sérvia e Eslovênia) e na Albânia com destino à Itália.


Além da tripulação grega, o Panagiotis ainda levava dois contrabandistas italianos a bordo. Em uma de suas viagens, o capitão e os marinheiros teriam feito os criminosos de reféns para eles mesmos negociarem a mercadoria — mas as inesperadas más condições meteorológicas os levou a optar por uma parada na até então baía de Agios Georgios (o nome atual da praia é derivado do destino do navio, já que "navagio" quer dizer "naufrágio em grego).


Imagem: SHansche/Getty Images/iStockphoto


Uma vez ancorados, de maneira violenta, os tripulantes tentaram desembarcar a mercadoria, mas parte dela foi levada pelas águas. O capitão então decidiu abandonar o navio e libertar os italianos. No dia seguinte, os moradores locais teriam encontrado pacotes bem embalados de cigarros boiando nas águas e começaram a escondê-los pelos vilarejo.


A notícia então chegou às autoridades, que prendeu o capitão e os tripulantes do abandonado Panagiotis, que seriam mais tarde condenados pelo contrabando. A mercadoria recuperada foi leiloada e os italianos deportados ao seu país de origem, ainda segundo o Visit Greece. Contudo, esta não é a única prodigiosa história — ou seria lenda? — envolvendo o navio.


Imagem: dronepicr/Creative Commons.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page